Laura

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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Demonstrações Didático-Pedagógicas

Demonstrações Didático-Pedagógicas


O professor, como orientador, é responsável por organizar o processo de ensino, dentro das propostas de ensino baseadas em sua disciplina e cabíveis ao universo escolar ao qual está inserido. Desta forma, deve haver uma preocupação relativa às técnicas de ensino, em suas diversas formas e diferentes modalidades.
A demonstração didática, vertente de uma educação tradicional, toma como base o empirismo, provando, por meio de afirmações e raciocínios, a verdade de um conceito, e um teorema, pautando-se na repetição de fórmulas e definições, parte da memorização como alicerce do processo ensino-aprendizagem.
Construída sobre a valorização de experiências, a demonstração é levada a termo por intermédio da exposição oral e do tradicional quadro negro, ou de instrumentos simples como mapas e livros didáticos, chegando, enfim, aos recursos tecnológicos que se fundamentam na prática e no uso de elementos ligados à informática..
Há, nesta prática didático-pedagógica, um tecnicismo fundamentado em oficinas e laboratórios, em um trabalho programado e eficiente. Tal processo permite que o recurso tecnológico passe a será mola-mestra do ensino, em uma padronização instrucional, dentro de um trabalho tecnicista e mecanizado, sob uma lógica educacional formal, estática e instrumental.
Este processo entra em conflito com a própria essência da educação; ativa, veloz, na qual, professor e alunos convivem dentro de realidades distintas, que se encontram e se completam, dentro de um sistema educacional transformando a teoria em prática, em uma concepção crítica da educação moderna e atual.
Essa demonstração visa a revelar e provar a execução de uma tarefa, de uma operação, envolvendo materiais e revelando conceitos, teorias e afirmações; criando, assim, uma necessidade de construir uma nova realidade ao aluno, uma realidade diversa, que pata de uma intelectualidade, de uma lógica do raciocínio, de uma vivência experimental, documentária e operacional.
Os objetivos dessa demonstração didática são diversos e buscam tornar a teoria em prática, aprofundando os conhecimentos discutidos, analisados, estimulando a criatividade e o caráter crítico dos alunos, aplicando técnicas de trabalho e estudo, desenvolvendo habilidades psicomotoras, além de propor alternativas para a solução dos diferentes problemas que surgem no caminho da execução de qualquer projeto.
Três etapas dividem essa demonstração pedagógica: a preparação, que define objetivos, organiza conteúdos e direciona os passos a serem seguidos, dentro desse processo, bem como o material a ser utilizado e a forma definida da demonstração; a segunda etapa do processo, na qual é apresentada a atividade a ser executada, toma como ponto de partida a revelação de conceitos e fórmulas, dentro de uma visão global do conteúdo transmitido ao aluno, tornando as explicações mais reais, vivas e concretas.
Por fi, têm-se as avaliações elaboradas de forma concisa, objetiva e prática, dentro do contexto da disciplina e da matéria trabalhada, assegurando uma análise verdadeira do entendimento do aluno, com base em vários pontos como participação, interesse, execução das tarefas, conhecimento teórico, em uma relação direta com o processo de ensino-aprendizagem como um todo.
Todas estas etapas e formas de demonstrações didáticas refletem, não em uma técnica neutra, pré-determinada e estática, mas em uma atividade que envolve professor e aluno, inseridos em uma reflexão que se constrói pela vivência de realidades diversas e a sistematização de conteúdos múltiplos que incorporam os vários elementos reais do processo de ensino-aprendizagem.
Prof. Marcelo Monteiro

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