Laura

Laura

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cenas do Cotidiano

Janela Indiscreta ( Rear Window) - 1954

Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro:  Cornell Woolrich e John Michael Hayes
Produção:  James C. Katz e Alfred Hitchcock

Fotografia: Robert Burks
Música: Franz Waxman

                                                                                           
Elenco
James Stewart     ...     L. B. JefferiesGrace Kelly ...      Lisa Carol Fremont
Wendell Corey      ...      Det. Lt. Thomas J. Doyle
Thelma Ritter       ...      Stella
Raumond Burr...           Lars Torwald
Judith Evelyn        ...      Miss Lonelyheart
Ross Bagdasarian ...      Songwriter
Georgine Darcy     ...      Miss Torso
Sara Berner, Frank Cady, Jesslyn Fax, Rand Harper, Irene Winston


Em Janela Indiscreta”, o oitavo filme de  Hitchcock , (Rear Window) Jeff (James Stewart), um repórter, com a perna quebrada, passa horas observando, de sua janela, com uma câmera na mão, os movimentos dos vizinhos do prédio em  frente, com suas vidas reais, monótonas, frustrantes e vazias: de uma dançarina cercada de homens, de uma solitária mulher de meia idade frustrada por não ter um homem a quem ame, de um casal que vive às turras, de uma artista plástica, de um casal de excêntricos e seu cachorrinho, dentre outros.                                                                           
Essa monotonia é quebrada pelas visitas constantes de sua namorada Lisa (Grace Kelly) e sua massagista Stella (Thelma Ritter). Em suas observações diárias, percebe que um vizinho possa ter matado sua mulher, investigando à distância, de seu apartamento, com binóculos, telescópios, lentes objetivas . A história se reverte quando o repórter passa a desconfiar que um dos vivinhos tenha matado a própria esposa e, em sua investigação à distância, de seu apartamento, e das suposições de sua mente atenta, Jeff passa a correr, também, perigo de morte.
Filmado em um cenário reduzido, uma das especialidades do diretor, como em “Um Bote e Nove Vidas”, “Trinta e Nove Degraus” e “Festim Diabólico”. Janela Indiscreta se desenrola em um apartamento de Jeff, em Greenwich Village, cenário montado nos estúdios equipadíssimos da Paramount, o filme é narrado pelo olhar do fotógrafo, com muito humor, sobretudo nas aparições da enfermeira, vivida por Thelma Ritter, e do próprio Jeff. O delumbramento fica por conta da beleza absurda e inconteste de Grace Kelly, deslumbrante, a cada tomada.
A narrativa se passa em cinco dias e a habilidade do diretor se revela já no início do filme quando a câmera passeia pelo apartamento, mostrando, em uma tomada quem é o personagem que desvendará o mistério da história.
Os detalhes do crime são mostrados, simultaneamente, ao fotógrafo e ao telespectador, e o roteiro, a cargo de John Michael hayes e do próprio Hitchcock, partem de um conto de Cprnell Woolrich torna o filme repleto de personagens bem construídos, com situações de suspense, de surpresa. A música de Franz Waxman torna o clima de suspense mais denso. Janela Indiscreta é uma obra prima do cinema, uma aula de
Hitchcock e uma prova imortalizada do cinema   Prof.
MarceMonteiro                                                                                                                                                 















Nenhum comentário:

Postar um comentário