Laura

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domingo, 31 de outubro de 2010

Um Tiro no Escuro

Atire no Pianista

O clássico noir “Atire no Pianista”(Down There) conta a história de Eddie, que vem de uma família notoriamente de marginais e busca escapar de seu destino; após uma temporada no Carneggie Hall e uma tragédia que marcou sua vida, o suicídio de sua mulher, sente uma guinada em sua vida; o retorno de fantasmas do passado que parecem levá-lo de volta ao seu fado inevitável. Com ares de suspense, mistério e muita ironia, Atire no Pianista, leva Eddie, ao lado de mulheres, também misteriosas, como Lena, a garçonete e Clarice, a eventual prostituta, a mergulhar em um mundo sórdido, violento.  
O norte-americano David Goodis (1917-1967), um dos mestres da literatura noir ao lado de Dashiell Hammett, Raymond Chandler, Chester Himes e Ross Macdonald, retrata com fidelidade, de forma seca e precisa, o ambiente sórdido das ruas de Filadélfia, o sofrimento dos que sofrem na pele, e na alma, a miséria humana dos marginaismarginais, dos esquecidos, dos que perderam a esperança do eterno sonho americano. Um enredo direto e repleto de segredos, mistérios e tentações dos desalmados, levando o leitor a ler com avidez as páginas deste romance conciso e direto que revela o lado escuro do medo, das paixões, do destino, sob uma escrita crua, um lirismo seco e comedido e uma narrativa linear, sem frescura, constrói nesta obra, como em todos os seus livros, tramas complexas, personagens duros e solitários, em uma atmosfera densa, sufocante e decadente, tudo ilustrado com um humor negro refinado, muito próximo dos grandes roteiristas, sobretudo em seus diálogos, além de um final surpreendente.. Não à toa, Goodis trabalhou em roteiros para filmes noir, como na própria produção francesa de “Atire no Pianista” (Tirez sur le Pianiste), dirigida por Truffaut, com Charles Aznavour, no papel central, um grande sucesso da Nouvelle Vague, Goodis ainda escreveu roteiros para filmes clássicos, como “A Dama do Lago” e a série “O Fugitivo”. 
O enredo simples e vertiginoso de “Atire no Pianista” tornou esta obra célebre e considerada a melhor de Goodis, uma leitura da miséria humana e do ambiente marginalizado, sombrio, solitário e triste em que decorrem as melhores histórias policiais, na literatura e no cinema noir.

No Cinema, podemos conferir Atire no Pianista (Shoot the Piano Player) na nouvelle vague, Atire no Pianista  (Tirez sur Le Pianiste – 1960), com direção de François Truffaut, roteiro do próprio David Goodis e um elenco forte com Charles Aznavour, Marie Dubois, Nicole Berger, Albert Rémy, Claude Mansard, Richard Kanayan, Daniel Boulanger, Michèle Mercier, Serge Davri, Jean-Jacques Aslanian.

Prof. Marcelo Monteiro  









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